O que servir no chá? / chás gelados

Agora que está chegando o verão, uma boa pedida são bebidas refrescantes, não é mesmo? Eu sou meio suspeita para falar porque eu amo chá gelado e a boa notícia é que você pode fazê-los em casa ou comprar nos supermercados né? 

Pode parecer clichê, mas são poucos os chás que servem chá às pessoas, então vai por mim, servir chá é uma boa aposta. É fato que as pessoas estão mais acostumadas com os chás quentes (como o de erva doce), mas porque não inovar e refrescar todo mundo com chás geladinhos?

Servir chá
Fonte
Os chás gelados inclusive ajudam em um monte de coisas na saúde, como os antioxidantes. Então para ajudar você que quer fazer um chá gelado natural em casa para servir as convidadas, selecionamos algumas receitas deliciosas, espero que consigam fazer!

Chá gelado de limão

Ingredientes:
* 1 litro de água
* suco de 1 limão espremido na hora
* 3 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou outro adoçante natural)
* 3 colheres de chá preto em pó

Modo de fazer

Para que possa ser conservado na geladeira por 3 dias e para que não adquira um sabor amargo o segredo para preparar o chá gelado em casa é:

Leve um litro d’água ao fogo em uma chaleira de aço com tampa. Assim que a água começar a ferver, coloque 3 colheres de açúcar mascavo, ou outro adoçante natural da sua preferência, gire e cubra com a tampa até a água comece a ferver fortemente. Quando começar a ferver forte, desligue o fogo e coloque 3 saquinhos ou 3 colheres de chá de chá preto em pó e deixe em infusão por 4 minutos. Retire os saquinhos, ou coe o líquido, e deixe esfriar.

Somente quando estiver bem frio coloque o suco de limão espremido. Despeje o chá em uma garrafa de vidro para conservar em geladeira.


Chá Mate gelado 

Ingredientes:
* 2 litros de água 
* 5 saquinhos de chá mate
* Suco de limão grande 
* Açúcar

Modo de fazer

Prepare o chá antecipadamente e coloque para gelar. Bata no liquidificador o chá gelado, o açúcar e o limão
Está pronto
Dica: Segundos antes de servir bata novamente, fica espumoso, uma delícia
No verão é uma ótima opção para fugir dos refrigerantes

Chá gelado de Hibisco

Uma nota antes de passar a receita do chá gelado de Hibisco: você sabia que esse chá ajuda a emagrecer? Isso mesmo, E-MA-GRE-CER. Fora isso, ele fica com um aspecto rosinha, por conta do hibisco, então você pode servir em copos transparentes e assim o chá fica como parte da decoração, olha que lindo. Sem mais enrolação, aqui vai a receita, que encontramos num site muito legal, que fala sobre mais propriedades do hibisco:

Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver e após isso adicione de 4 a 6 gramas, equivalente a uma colher de chá, da flor seca. Mantenha a bebida por três minutos no fogo e após isso ela pode ser consumida.

Para deixá-la gelada, é só guardar na geladeira. O melhor é fazer, no máximo, um dia antes, pra que ela não perca as propriedades. 

OBS: o extrato seco da flor você encontra em lojas de produtos naturais.
 

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Voltar
ao topo