7 dicas de economia para quem a grana já está curta - por Thalita Tamm

Oi gente linda do meu coração!

Pra quem não me conhece eu sou a Thalita e se você observar bem, eu tenho uma palavra que rege a minha vida: economia. Me chamam de mão de vaca, de muquirana, mas fazer o que se o dinheiro está curto e casar é tão caro não é verdade?
Se você está nessa onda de economia vem junto comigo que eu quero te contar algumas coisas que eu aprendi nas inúmeras pesquisas e casos reais que vi por aí...

Fonte

Primeira Dica da Tha: Seja realista

Acho que eu poderia resumir tudo o que vou falar aqui nessa frase: seja realista! Eu sei que o casamento é um sonho, e por ser um sonho nós sonhamos bem alto. E eu não tenho nada contra você sonhar alto. É sério, sonhe! Mas sonhe com os pés no chão

O que é sonhar com os pés no chão? 
Simples, o que você quer? Casar num castelo, num campo, na igreja, na onde? Como, quando? Definir essas coisas e, principalmente, colocá-las no papel dará a você uma visão mais ampla do seu desejo. Se você definiu que quer casar-se num castelo, pesquise e trace um plano para guardar dinheiro e até para ganhar mais dinheiro. Tenha uma meta, um orçamento. Se você consegue guardar somente R$ 200,00 por mês, seja realista. Quanto tempo você pretende se casar? Quanto tempo demorará para juntar o dinheiro para casar-se no lugar que você quer? Essas duas respostas coincidem? Se as respostas não coincidem, volte para a realidade e reveja seus planos. Se for mais importante o lugar onde casar, então se force a entender que demorará um pouco mais. Se o tempo for o fator principal, então talvez você possa reconsiderar outros lugares mais baratos.

Ser realista pode te poupar de muitas frustrações.

Segunda dica da Tha: planeje e tudo sairá bem!

Tá, ok, nem tudo sairá bem. É verdade! Volte ao tópico anterior e continue sendo realista, porque nem tudo na vida é um mar de rosas. Mas se você planejar bem as coisas, você pode conseguir muito mais do que imagina!

Por exemplo, se você já tem data marcada, comece a pesquisar fornecedores com no mínimo, 12 meses antes, na verdade, o quanto antes, melhor. Quando você negocia com o fornecedor, sempre tem aquela gordurinha que eles podem tirar. Só que não adianta querer negociar essas gordurinhas faltando 2 meses para o seu casamento, não é verdade? Não que seja impossível, mas muito provavelmente você estará tão preocupada de não conseguir que poderá aceitar o preço que o fornecedor disser.

Pesquise bastante e planeje suas contas. Veja quantas parcelas será, quanto o montante final de custará, tenha mais de uma opção de fornecedor. Colocar tudo no papel te dará, como dito acima, uma visão mais ampla e realista do quanto o seu salário estará comprometido por esse sonho.

Terceira dica da Tha: casa, festa ou lua de mel?

Calma, não estou aqui falando para você escolher entre um ou outro. Mas estabelecer uma prioridade é essencial para quem quer economizar. 

Porque?
Bom, são diversos os atrativos que as três áreas nos proporcionam, mas no acúmulo isso sai muito, muito caro para quem está economizando. Suponhamos que você queria uma festa de 30 mil, uma viagem de 15 mil e vai compar uma casa cuja entrada é 60 mil e ainda mobiliá-la... Você tem todo esse dinheiro? Como aumentar a renda de forma a conseguir tudo isso?

Se o objetivo é economizar, tenha um foco. Por exemplo, o meu foco é a casa. Então todo o dinheiro que eu estou guardando é para dar entrada no meu imóvel próprio e mobiliá-lo. Minha festa será simples, cheia de DIY e a lua de mel eu entreguei nas mãos de Deus (rs). Brincadeira, está tudo nas mãos de Deus. O que importa é que eu esteja com ele curtindo os primeiros dias de casados. Não importa aonde. 

Mas talvez para você, a festa seja o essencial. Um vestido de noiva maravilhoso, uma festa de cair o queixo, num castelo com uma orquestra ao vivo e não ligue de morar de aluguel... Não há nada de errado nisso e se é o seu sonho, siga em frente!

Estabelecer uma prioridade não significa deixar de fazer as outras coisas ou fazê-las desleixadamente, mas se você dispõe de pouco recurso financeiro, saber onde aplicá-lo. Na viagem, na festa ou na casa?

Quarta dica da Tha: considere fazer DIY 

Então o lado DIY entra em ação! Sou apaixonada por DIY então sou meio suspeita para falar, mas posso te afirmar que você colocar a mão na massa e fazer as coisas te renderá uma boa economia. 

E DIY aqui não entra só na questão da festa do casamento. Já pensou em você mandar cortar a madeira e fazer por si própria o armário do banheiro? Meu pai fez isso, e não saiu mais que 200,00 o armarinho. Foi assim, ele comprou uma placa de madeira, pediu para cortar nas medidas corretas e a própria loja que vende madeira cortou. Depois ele próprio montou o armarinho e a qualidade é a mesma feita nas lojas. 
Ou então você pode pesquisar a viagem de lua de mel e ir por si só, sem agências de turismo. Quando você vai com uma agência, eles ganham a comissão em cima. Logo, se você pesquisar bem e comprar por si mesma a passagem do avião, alugar um hotel e fazer seus próprios horários talvez fique mais em conta. 

Só que cuidado! DIY geralmente levam um certo tempo para ficar prontos, então antes de se aventurar em DIY veja se você possui tempo hábil para tal atividade. E tudo bem se você não tiver um dom artístico maravilhoso, porque eu tenho certeza que você conhece alguém que tem. Isso nos leva a próxima dica

Quinta dica da Tha: seja humilde e aceite ajuda dos outros

Quando eu era menor e comecei a namorar, eu tinha na minha cabeça que não iria pedir ajuda à ninguém. Compraria minha casa sem depender de ajuda financeira, faria a festa e a lua de mel também. Só que...

Uma hora a realidade bateu na porta e eu percebi que não conseguiria fazê-la sozinha. "O meu Deus é o Deus do impossível". Verdade! Super concordo e vivo essa frase. Só que Deus não nos criou só, Ele nos criou para vivermos em comunidade, o que significa que sim, Ele vai usar pessoas para te abençoar. 

Quando nos tornamos humildes o suficiente para aceitar ajuda dos outros, vemos quanta gente interessada em ajudar existe. Participo de grupos de noivas no facebook e é incrível como tem tanta gente querendo ajudar. Uma noiva esses dias falou que não tinha conseguido nenhum vestido a não ser um da igreja, de uso comunitário e antigo. Então uma outra noiva que trabalha com aluguel de vestidos de noiva aceitou alugar o vestido para essa noivinha sem cobrar um centavo que fosse... Fala se não é incrível?

Você pode ficar pensando "Ah, mas isso não acontece comigo". Quem disse que não? Talvez ninguém lhe ceda um vestido, mas sua avó pode fazer um super bolo, sua amiga pode te ajudar a fazer centros de mesa, um desconhecido pode te ajudar a desenvolver uma arte do convite... Quem sabe?

Melhor deixar bem claro: não estou falando para você depositar a confiança e a realização do seu sonho nas mãos de outra pessoa. O sonho é seu, portanto, vá e lute por ele. Faça tudo que puder fazer. O que eu estou te sugerindo é que esteja aberta à ajuda. Eu conheço pessoas que não são abertas à ajuda e com isso acabam ficando sobrecarregadas. 

Sexta dica da Tha: separe o que é essencial do que é superficial

O mundo casamenteiro possui muitas e muitas opções como você pode ver aqui mesmo no blog mas... Para tudo! Para que você não fique perdida e consiga economizar, aqui vai uma dica super importante: classifique tudo o que você quiser fazer. 

Sabe aquele velho conselho de antes de comprar alguma coisa perguntar se isso realmente é necessário ou não e depois decidir se compra? Então, é basicamente a mesma coisa aqui. 

O que é essencial ter em seu casamento? Talvez seja essencial que tenha um bom buffet, um ótimo fotógrafo, centros de mesa fantásticos e um cerimonialista. Talvez não seja essencial ter nada disso. O que é importante para você?

Vou dar um exemplo meu, mas por favor, não leve para o lado pessoal: presente de madrinhas. Sabe? Aquelas caixinhas lindas com um presente para madrinhas e padrinhos... Com certeza você encontrará em breve uma matéria com ideias desses presentes para os padrinhos, mas eu, na minha concepção de mundo, faria se tivesse dinheiro, mas presente para padrinhos não é algo essencial (do tipo meu casamento não vai acontecer se não tiver isso), mas sim superficial. 

Calma minha gente, deixa eu explicar! Eu não estou aqui falando para você não fazer esses mimos como lágrimas de alegria, uma lembrancinha elaborada ou alugar aquele vestido caro, estou falando de prioridades. Algo bem parecido com o seguinte pensamento:

"Se o dinheiro acabasse hoje, o que TERIA que estar pago e pronto?"

O que vier na sua cabeça na resposta dessa pergunta é essencial. O resto é superficial.

Posso fazer/contratar coisas superficiais?
Claro que pode, a festa é sua! Não é só porque você está economizando que você não possa dar aquela personalizada na festa. Apenas planeje como você vai pagar e você consegue sim. Sonhe com os pés no chão garota, mas sonhe! 

Eu acredito que esse ponto seja muito importante porque eu vejo muitas noivinhas perdidas nessa questão do superficial e do essencial. Começam a fazer os mimos sem perceber quanto vão gastar e, de repente, o dinheiro que era para pagar a próxima parcela da festa foi gasto com os insumos. Planejar, colocar tudo no papel te dará uma ideia melhor do quanto você pode gastar e o que você pode fazer com o dinheiro que tem. 

Sétima dica da Tha: seja sempre grata e não desista dos seus sonhos!

Como seria se víssemos nossa vida como pequenas conquistas dia após dia e comemorássemos elas ao invés de ficar esperando uma grande conquista e nos sentirmos frustradas todas as vezes que achamos que não vamos alcançá-las?

Muitas noivas dizem que vão desistir do seu sonho de se casar porque não possuem dinheiro. Mas calma, com essas dicas aí de cima, você consegue sim. Sempre tem um jeito. Sempre existem pessoas querendo ajudar, sempre há ideias novas e econômicas. Sonhe com os pés no chão, mas permita-se sonhar. Permita-se saborear o precioso momento de casar-se, viajar com o maridão ou conquistar a tão sonhada casa própria. Lute por isso com todas as suas forças e você vai ver que consegue sim. A cada pequena vitória, comemore como se fosse a grande. Torna a vida mais alegre, os sonhos mais possíveis, a vida mais bonita!

Aproveito para deixar aqui um artigo que escrevi sobre tomada de decisões, para você que quer estabelecer prioridades mas não sabe como. É só clicar aqui.

Uma vida cheia de sonhos e realizações para cada uma de vocês. Nós, aqui do blog, torcemos e vibramos a cada vitória, a cada nova conquista. Um grande beijo!

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Voltar
ao topo